quinta-feira, 23 de julho de 2009

2009: um ano marcado por grandes lembranças do Jazz

Benny Goodman completaria cem anos de vida e Billie Holliday completa 50 de falecimento. Dois músicos influentes que fizeram história no ritmo do swing


Belo Horizonte, julho de 2009 – A mil por hora, organizando detalhes do Jazz Festival Brasil, maior evento do gênero do País, o empresário e produtor cultural Leonardo Soltz lembra que em 2009 são homenageados dois grandes nomes do jazz. Um deles, o ”rei do swing” Benny Goodman, completaria cem anos de vida e, por esse motivo, será reverenciado durante a sétima edição do evento, produzido pela Soltz Cultural, que vai levar o nome do astro para o Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte. Já a cantora Billie Holiday, mais conhecida como Lady Day, completa 50 anos de falecimento e será homenageada em setembro, no Festival de Jazz de Ouro Preto. Os dois fizeram história e dividiram os palcos nos anos 20 e 30.

“Lady Day foi uma diva que, durante sua conturbada carreira, consolidou com sua voz o gênero musical que mais influenciou a música em todos os tempos. Já a capacidade técnica com que Benny Goodman tocava Clarineta o levou a ganhar o título de 'patriarca' do instrumento. Além disso, ele aproximou a música negra de plateias jovens e brancas. E é isso o que temos feito: tornando o jazz uma música de todos, menos elitista. As homenagens a Benny e Billie são mais do que merecidas”, afirma. A sétima edição do Jazz Festival Brasil será realizada na capital mineira de 27 a 30 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário